About José Mauro de Vasconcelos

josmvasc.jpg

Biografia

José Mauro nasceu, de família nordestina pobre, que migrara para o Rio de Janeiro. Ainda bastante novo teve de se transferir para o Nordeste, onde foi criado por parentes (Natal).

Ingressando da Faculdade Medicina da capital potiguar, abandona o curso no segundo ano, retornando ao Rio de Janeiro a fim de conseguir melhores oportunidades. Ali, trabalha como instrutor de boxe, e até modelo pictórico (há uma estátua sua, como modelo do escultor Bruno Giorgi, no Monumento à Juventude, na antiga sede do Ministério da Educação).

Iniciou na literatura com o romance Banana Brava de 1942. No Livro “Meu Pé de Laranja Lima, seu maior sucesso editorial, serve-se de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida.


O escritor

Conquanto dono de uma literatura leve e agradável, tendo feito grande sucesso junto ao público, a importância do trabalho de José Mauro não é devidamente reconhecida no Brasil.

A crítica francesa Claire Baudewyns afirma que suas obras “ce qui confère aux œuvres de José Mauro de Vasconcelos une poésie particulière née de l’alchimie entre monde réel et monde imaginaire.” (“o que confere às obras de José Mauro de Vasconcelos uma poesia particular, nascida da alquimia entre o mundo real e o mundo imaginário”, numa tradução livre)

Trecho extraído do site wikipedia

Esse post foi publicado em José Mauro de Vasconcellos. Bookmark o link permanente.

32 respostas para About José Mauro de Vasconcelos

  1. Patti disse:

    “Salvou” a minha pré-adolescência…………

  2. Jorgelina disse:

    ¿Qué puedo decir acerca de esta maravillosa novela? La leí por primera vez a los 12 años y me quedé prendida de Zezé. Recuerdo que en muchísimas oportunidades había llegado a interrumpir la lectura por la angustia que me había producido, por la tristeza tan desmedida de la que hablaba. Hoy tengo 25 años, soy profesora y licenciada en Letras e inevitablemente trabajo este libro en las aulas. Veo en mis alumnos la misma reacción que yo tuve a su edad, incluso cada vez que lo releo, cada vez que vuelvo a aquellas páginas se me llenan los ojos de làgrimas. El año pasado pude, a fuerza de mucha búsqueda, dar con la película que se titula igual que la novela, y a pesar de hallarla ya muy desgastada (a causa de que jamás fue reeditada), miré la pantalla encantada, como si se tratara de una materia pendiente.
    “Mi planta de naranja lima” está narrada con una sencillez perfecta, con una claridad que llega e impacta al lector. Uno lee esos diálogos y hasta está escuchando esa vocecita dulce y triste de Zezé. Esta novela es una de mis favoritas, tal vez porque logra lo que pocas, que cualquiera que se siente a leerla llega a identificarse con ese niño rubio de cinco años que piensa como un adulto pero que sigue siendo indefenso como todo niño.
    Jorgelina Gangi

    • Renato Glabe Macedo disse:

      Gostei muito do seu comentário! De que país és ?
      Gostaria de acrescentar que José Mauro de Vasconcelos tem outras obras interessantes, do ponto de vista literário, como As Confissões de Frei Abóbora, Doidão, Barro Blanco ( que mereceu uma resenha literária elogiosa, e sofisticada, por parte do crítico literário Sergio Milliet), Longe da Terra ( um dos meus favoritos), Arraia de Fogo, O Garanhão das Praias, Rosinha, Minha Canoa(o mais celebrado, do ponto de vista literário), e naturalmente, a continuação do livro O Meu Pé de Laranja Lima, que se chama : Vamos Aquecer o Sol. Ora, o leitor que estiver interessado em adentrar mais no universo de José Mauro de Vasconcelos, deve ler as obras acima citadas! E constatar que José Mauro foi um grande escritor!
      Renato Glaber

  3. Florinda disse:

    No momento mais difícil da minha pré-adolescência, li alguns livros do Zé Mauro. Ria e chorava com eles. São de uma beleza, poesia e sensibilidade que ainda não encontrei em nenhum outro autor brasileiro.

  4. rafaela disse:

    legal tudo isso pessoinhaaaaaaaaaaaaaas!

  5. ZÉ HEITOR. disse:

    José Mauro de Vasconcelos para mim foi um dos melhores escritores brasileiros. “Meu pé de laranja-lima”, foi um sucesso total.

  6. B.Fonseca disse:

    José Mauro de Vasconcelos era nota 10. Eu li: ” Rosinha, Minha canoa”, e foi um barato. Meu pai é escritor e sempre fez propaganda dos livros do José Mauro.

  7. KRIDÃO - IGARATÁ - SP disse:

    REALMENTE BANANA BRAVA FOI UM DOS MEMORÁVEISLIVROS QUE LI. RIA E CHORAVA COM O PERSONAGEM GREGORÃO. ADORAVA OS LIVROS DE JOSÉ MAURO DE VASCONCELLOS.

  8. Elise Moraski disse:

    Eu amo esse homem, e uma das minhas maiores tristezas é não ter podido dizer o quanto ele me inspira, emociona e cativa. E é muito triste que quase não haja relatos maiores sobre ele, só a mesma biografia escrita em todos os fins de livro… Nem um site, nem nada… Adoraria poder saber mais sobre ele.

  9. Rita de Cássia disse:

    O mundo precisa de mais escritores como José Mauro de Vasconcelos que coloca emoção e sensibilidade em seus textos como nem um outro escritor..Já li várias e várias vezes O meu pé de Laranja Lima.Desde a infância , adolescência , juventude…E o que tudo indica ainda vou ler em minha velhice.Rsrs.O mais impressionante é que a cada leitura as
    emoções afloram como se fosse a primeira vez.Isso é incrível!

  10. Adriana disse:

    Gostaria de saber o que aconteceu com os irmãos de Jose Mauro de Vasconcelos. Na dedicatória de “Meu pé de laranja lima” dá a entender que Gloria e Luis se mataram. É verdade?

    • conceiçao batista bayer disse:

      sou sobrinha de jose mauro de vasconcelos, e vou tentar esclarecer o que aconteceu com luis e gloria. Ambos morreram de tuberculose, muito comun na época.Sendo que gloria, realmente ficou desgostosa depois de um grave acidente de automovel. Acidente que deixou seu rosto deformado. Contava minha mae(jandira) que ela procurou a doença. Sou a filha caçula de jandira de vasconcelos. Espero ter satisfeito sua curiosidade com o destino de meus tios.

      • Mac disse:

        Cara Conceição, é com grande alegria que finalmente consegui notícias sobre sua família. Também sou nascido e criado em Bangu. Naturalmente, já li a principal obra de seu tio várias vezes e é impossível não me transportar para a estória, vendo-me correr com Zezé pelas ruas do bairro, e emocionar-me com as imensas dificuldades narradas. Há alguém da família que ainda viva em Bangu ? É possível manter com vc algum contato por e-mail ? Segue o meu : macjrrc@gmail.com

      • heloo disse:

        Conceição, vc poderia me dizer se depois realmente cortou o pe de laranja lima do fundo do quintal da casa do Zeze ?

  11. luciana disse:

    Gostaria de saber o que aconteceu com os irmãos de Jose Mauro de Vasconcelos. Na dedicatória de “Meu pé de laranja lima” dá a entender que Gloria e Luis se mataram. É verdade?

    • conceiçao batista bayer disse:

      Luciana sou sobrinha de jose mauro de vasconcelos. Vou tentar te contar o que aconteçeu com (gloria e luis) que ele no livro chamava de godoia e reisinho. Luis quando jovem deu uma pancada na pleura e isso gerou uma tuberculose muito comun da epoca. Gloria sofreu um grave acidente que a deixou seu rosto muito deformado.Desgostosa procurou a doenca(tuberculose). Isto tudo foi contado na epoca por minha mae (jandira de vasconcelos, irma mais velha de jose mauro). Espero ter passado uma informaçao interessante sobre jose mauro de vasconcelos.

  12. luciana Senna disse:

    Sou fã de José Mauro de Vasconcelos, gostaria de saber o q aconteceu com seus irmãos godóia e luis, eles morreram de q? ou como?
    ganhei meu livro “Meu pé de laranja Lima quando eu tinha 9 anos de idade e ainda choro todas as vezes q eu leio, vida muito sofrida a dele. gostaria de ver uma foto dele pequeno e já maior com mais nitidez.Por favor me ajudem!! obrigada!!

  13. elise disse:

    Olá Conceição querida, gostaria muitíssimo de conversar com você sobre o Zé Mauro, o que é ficção e o que é realidade, curiosidades… Algo pra aquietar meu coração, sabe? Ele é meu escritor preferido, e choro todas as vezes em que leio algo dele. Sempre vejo as mesmas coisas sobre ele, e fico muito triste dele não ter o reconhecimento que merece. Se vc pudesse entrar em contato comigo eu ficaria muito feliz.
    Grande beijo.

  14. eu tinha o livro, o meu pe de laranja lima, em casa, desde que eu tinha 9 anos ou menos de idade. mas só resolvi lê-lo agora que tenho 22. fez-me rir tanto, até chorar!

    gostaria de ter acesso à mais fotos, videos ( dos filmes em que participou como actor), e também gostaria de saber melhor o que aconteceu realmente com glória e luis, seus irmãos!

  15. eu tinha o livro, o meu pe de laranja lima, em casa, desde que eu tinha 9 anos ou menos de idade. mas só resolvi lê-lo agora que tenho 22. fez-me rir tanto, até chorar!

    gostaria de ter acesso à mais fotos, videos ( dos filmes em que participou como actor), e também gostaria de saber melhor o que aconteceu realmente com glória e luis, seus irmãos!

    • Mac disse:

      Caro Silvano, neste blog vc pode ler os comentários escritos por uma sobrinha direta de José Mauro. Luiz e Glória morreram vítimas de tuberculose. Abraços !

  16. Aline Carvalho Da Silva disse:

    Amei o livro meu pé de laranja Lima e maravilhoso sem palavras…
    Mas a curiosidade é como morreram Luiz e Gloria???
    Alguem sabe??? Me respondam por email
    obrigada

    • Mac disse:

      Cara Aline, neste blog vc pode ler os comentários escritos por uma sobrinha direta de José Mauro. Luiz e Glória morreram vítimas de tuberculose. Abraços !

  17. Jefferson Menezes disse:

    - “eu quero uma mulher bem nua, bem nua eu a quero ter…”

    Livro antológico da literatura brasileira. Li pela primeira vez em 1991, quando morava em BH, e precisava fazer um estudo para a escola. Sou gaúcho de Porto Alegre, e realizei o curso de formação de sargentos na EsIE em 2001. Por vezes ia a Bangu e ficava passeando pelas ruas do bairro e imaginava o portuga passando de carro, e o Zezé pegando traseira. Quando conheci a antiga Academia Militar do Realengo, lembro que o sonho de Godóia era de namorar um Cadete. De uma certa maneira me senti transportado no tempo, ao conhecer o ambiente onde desenvolveu-se a estória. Aos familiares do inesquecível José Mauro, publiquem a história da família e do autor, pois precisamos imortalizar este grande escritor brasileiro. Um abraço a todos.

  18. Rodrigo Carvalho disse:

    José Mauro de Vasconcellos é fantástico, sabia metrificar e colocar uma sonoridade das nas palavras, bem como sensibilidade e ternura inigualáveis, que seus livros parecem
    eternas poesias.

  19. Leonardo disse:

    Olá pessoal! Acabei de ler o livro “O Meu Pé de Laranja Lima”. Não tinha lido no colégio. Atualmente eu já sou veterinário formado, com mais de 31 anos… e tenho que confessar: como eu ri e chorei com esse livro. É fantástico como a estória de Zezé é viva, cativante e envolvente. Gostei tanto do livro que cá estou, escrevendo nesse site, depois de tanto procurar na internet mais informações sobre a obra e o autor. Espero ler mais livros do José Mauro de Vasconcelos. E Conceição, obrigado por nos dar essa valiosa informação. Também fiquei com vontade de saber o que aconteceu com os irmãos do seu tio. Abraços para todos.

  20. Valdemir de Souza João disse:

    Grande parte de minha personalidade foi formada através da leitura dos livros de José Mauro! (O MEU PÉ DE LARANJA LIMA, CORAÇÃO DE VIDRO E DOIDÃO) são apaixonantes. Coisa de se passar de pai pra filho.

  21. Celidia Aguilar disse:

    O autor brasileiro de que mais gosto, quando o descobri lamentei tanto saber que morreu ainda novo e não pude ter o prazer de conhecer,Gostaria de ter visto, conhecido seu semblante, sua fisionomia, Gostaria de conhecer mais sobre esse maravilho e sensível homem..

    Celidia

  22. RITA NOBRE disse:

    José Mauro,um escritor que faz a gente ainda sonhar que ainda existe um mundo mágico,capaz de se emocionar com as coisas simples da vida.Meu pé de laranja lima é um livro singelo,porém,trazendo lições de amor e fraternidade que nos comove e não nos tira a esperança de um mundo melhor no futuro. RITA NOBRE -RIO GRANDE DO SUL

Deixe uma resposta

