“Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá sem que leve por divisa esse ‘V’ que simboliza a vitória que virá”

saopaulo_berrini.jpg

Canção do expedicionário

Você sabe de onde eu venho?
Venho do morro, do engenho,
das selvas, dos cafezais,
da choupana onde um é pouco,
dois é bom, três é demais.

Venho das praias sedosas,
das montanhas alterosas,
do pampa, do seringal,
das margens crespas dos rios,
dos verdes mares bravios,
de minha terra natal.

Por mais terras que eu percorra,
não permita Deus que eu morra
sem que eu volte para lá
sem que leve por divisa
esse “V” que simboliza
a vitória que virá:

Nossa Vitória final,
que é a mira do meu fuzil,
a ração do meu bornal,
a água do meu cantil,
as asas do meu ideal,
a glória do meu Brasil!

Eu venho da minha terra,
da casa branca da serra
e do luar do sertão;
venho da minha Maria
cujo nome principia
na palma da minha mão.

Braços mornos de Moema,
lábios de mel de Iracema
estendidos para mim!
Ó minha terra querida
da Senhora Aparecida
e do Senhor do Bonfim!

Você sabe de onde eu venho?
É de uma pátria que eu tenho
no bojo do meu violão;
que de viver em meu peito
foi até tomando um jeito
de um enorme coração.

Deixei lá atrás meu terreiro
meu limão meu limoeiro,
meu pé de jacarandá,
minha casa pequenina
lá no alto da colina
onde canta o sabiá.

Venho de além desse monte
que ainda azula no horizonte,
onde o nosso amor nasceu;
do rancho que tinha ao lado
um coqueiro que, coitado,
de saudade já morreu.

Venho do verde mais belo,
do mais dourado amarelo,
do azul mais cheio de luz,
cheio de estrelas prateadas
que se ajoelham, deslumbradas,

Esse post foi publicado em Guilherme de Almeida. Bookmark o link permanente.

17 respostas para “Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá sem que leve por divisa esse ‘V’ que simboliza a vitória que virá”

  1. Isabel Barreto disse:

    Não conhecia esta Cancão do Espedicionário de Guilherme de Almeida. Belíssima.
    Sugiro outra poesia do mesmo autor: A rua das rimas

  2. Belinha Mendes disse:

    Caracas… por onde vc andou Isael Barreto que não conhecia a Canção do Expedicionário? A gente aprende quando estuda o ensino fundamental.

    É a letra mais linda que eu já vi…. retrata a nossa terra… terra que sonhamos…. que amamos…. e que estamos destruindo…

    • Carmen disse:

      É isso mesmo. Aprendemos na escola, onde infelizmente não se ensinam mais nada de real valor à essa molecada.
      É um hino que nunca mais sai da nossa cabeça!

  3. Luzineile disse:

    Muito linda esta canção!!
    traduz perfeitamente as coisas maravilhosas que há no brasil!!

  4. andre disse:

    muito lindo imagina eles cantando isso na marcha

  5. Raphael Amaral disse:

    Nossa… Eu estou aqui ouvindo essa música e chorando copiosamente. Meu tio-avô foi da força expedicionária brasileira e eu sinto muita falta dele. Essa música me toca muito quando eu ouço

  6. iguaciane disse:

    Nossa! Era ninada para dormir, quando criança pelo meu pai que cantava essa canção…ele é ex-combatente da II Guerra Mundial…e quando escuto vem aquele choro bom de emoção…detalhe: já estou com 46 anos.

  7. Tama disse:

    No primeiro ano que vim para Portugal com minha filha, ela cantava muito esta canção. Penso que sentiamos o q os expedicionarios sentiram quando estiveram aqui na Europa.

  8. Werner Barbosa disse:

    Esse hino meu avô cantava pra mim quando eu era criança, fico muito emocionado quando escuto, e tem uma letra muito bonita!

  9. Ricardo Peres disse:

    Se quando a gente ouve ela aqui já emociona, imagina quando se ouve essa musica estando no exterior.
    Eu morei fora e toda vez que cantava essa musica, chorava.
    Ela me emocionava sempre, e me deixava com medo de morrer sem antes voltar pro Brasil.
    É bom que seja mostrada pras novas gerações, pois é lindissima e não há quem não se emocione ao ouvi-la.

    Ricardo Peres

  10. kamilla disse:

    Esse Hino e muito legal!
    acho que um dos melhores que existe!!!!!!!

  11. Vanderlei Custódio da Aparecida disse:

    Quantas paradas, tanto no Batalhão da Guarda Presidencial, quanto na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que lembranças, que cruel saber que enquanto eu doava a minha juventude aos meus semelhantes, os inimigos do Brasil exercitavam treinamentos de guerrilha para tentar implantar no Brasil o regime de Fidel Castro.

  12. Gostaria de saber como faço para conseguir essa musica.Eh muito linda e digna de brasileiro.

  13. Uma das melhores canções, a canção dos bombeiros também é show.

  14. Jonnhy disse:

    também aprendi na escola, o legal foi análisar a letra da música na época, significado de palavras, etc o a mais legal ainda foi a minha surpresa quando mostrei a pesquisa para a minha mãe e fui surpreendido, pois ela sabia decor a letra e melhor o tom da música, coisa que nema minhs professora sabia ! beijos querida mãe Lidia agora lá no céu !

  15. Motta disse:

    Sempre me arrepio quando escuto

  16. Antonio Cancian disse:

    A Cançao do Expedicionário é simplesmente linda, me faz lembrar quando cantávamos no curso primário, lá pelos anos de 1.948/1.950, lá no interior de São Paulo, em Vera Cruz Paulista, de onde eu saí há mais de 50 anos.
    Antonio Cancian

Deixe uma resposta

